Untitled Document
 
Notícias
História
Galeria
Tradições
Informações
Locais de interesse
Localização
Livro de visitas
Orgãos autárquicos
Informações autárquicas
Obras
Heráldica
Contactos
 
Locais de interesse
 
Igreja Matriz:
  Um dos principais monumentos do património de Fermedo, cuja data de fundação se desconhece, sabendo-se no entanto, que o corpo da igreja foi reconstruído em 1480. O terramoto de 1755 destruiu a capela-mor, que foi restaurada em 1785, como se pode confirmar numa inscrição que se encontra sob uma lápide romana em mármore, com inscrições latinas.
 
     
Capela de Cela
 
  A capela da Cela, que começou por ser uma simples ermida de um frade, é talvez a mais antiga de Fermedo.  
     
  Capela de borralhoso:
 
       
     
Capela de Cabeçais:
 
  Um dos principais monumentos do património de Fermedo.  
     
Pelourinho:  
  Em Cabeçais existiam dois pelourinhos e duas Casas da Câmara; um dos pelourinhos e uma das Casas da Câmara pertenciam aos donatários e os outros, ao concelho de Fermedo. Estes monumentos fazem parte do património cultural e edificado da freguesia.
 
     
Casa do Castelo:  
  A Casa do Castelo, que integra o património cultural e edificado em Fermedo, situa-se no local onde, segundo a tradição, terá existido um castelo mourisco, do qual ainda restam vestígios de uma forte muralha. A capela do Senhor do Pilar anexa à casa, é mencionada no relatório de 1805, que está localizada na Quinta do Castelo.
 
     
Casa da Cultura:  
  Antiga casa de câmara do extinto concelho de Fermedo, cuja sede se situava no lugar de Cabeçais. Actualmente esta casa foi reconstruída e encontra-se ao serviço da cultura, onde se encontram patentes exposições sobre a vida e os costumes da Freguesia de Fermedo.
 
     
 
Untitled Document